Realizou-se hoje, 18 de dezembro, a XVª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Imigração (CNI), órgão de consulta, apoio e participação das linhas gerais de atuação da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) e nas tomadas de decisão do Presidente deste instituto.
A reunião teve como um dos propósitos assinalar o Dia Internacional dos Migrantes, que se celebra anualmente a 18 de dezembro, pelo que constou da agenda de trabalhos um ato de celebração da data, que contou com mensagens dos representantes da Plataforma das Comunidades Africanas - José Viana, da Organização Internacional das Migrações – Quelita Gonçalves, do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias – Omaru Abreu, e da Presidente da AAI – Carmem Barros.
Esta sessão comemorativa foi presidida pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire, que agradeceu publicamente a todos os migrantes que escolheram viver no país, destacando sua importância para o crescimento económico, social e cultural de Cabo Verde e reafirmando o compromisso do Governo com políticas inclusivas para integrar e acolher os estrangeiros.
Na linha do que propõe o lema deste ano do dia internacional dos migrantes “As contribuições dos trabalhadores migrantes em todo o mundo”, a sessão contou com apresentações culturais de diferentes nacionalidades presentes no país, colocando em evidência a riqueza e beleza da diversidade cultural que a imigração propicia.
Sendo o CNI um espaço permanente de diálogo e concertação entre a administração, que integra a participação e colaboração de Ministérios, serviços públicos, privados, autarquias, ONG e associações de imigrantes na definição e execução de políticas migratórias, constou dos pontos principais da agenda desta reunião o seguimento da implementação do IIIº Plano de Ação para a Imigração, com um balanço do nível de implementação das atividades previstas.
A condução dos trabalhos ficou a cargo da Presidente da AAI, Carmem Barros, que procedeu a uma apresentação dos diferentes eixos do Plano de Ação, a calendarização das suas atividades e o nível de execução, com informações ainda pendentes da recolha de dados junto às diferentes entidades implicadas no Plano e responsáveis por algumas das suas atividades.
A conclusão da reunião foi precedida da intervenção e considerações de representantes de entidades públicas e de associações de imigrantes presentes, tendo estes últimos enaltecido os ganhos alcançados até então no domínio da imigração e integração de imigrantes, mas também realçado desafios que ainda se colocam ao país e que merecem atenção e reflexão.