Mesa_redonda_sobre_a_imigração_na_ilha_do_Sal_capa.jpg

Mesa_redonda_sobre_a_imigração_na_ilha_do_Sal.jpg

Em junho de 2022 foi inaugurada a primeira Unidade Local para a Imigração (ULI), no Sal, uma representação local da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), que objetiva apoiar, orientar e informar os estrangeiros e imigrantes, bem como responder às suas necessidades e potenciar a sua integração, através da promoção de canais de comunicação e articulação eficazes com/entre os serviços da administração pública.

Para assinalar os dois anos da implementação do serviço, a ULI e a Câmara Municipal do Sal, realizaram a 27 de junho uma mesa redonda sobre a imigração, visando promover a reflexão e reforçar o conhecimento sobre os desafios e oportunidades da imigração na referida ilha. Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, e contou com a participação de representantes de instituições e ONG que lidam com a temática da imigração, e de representantes de associações de imigrantes.

A sessão da abertura foi presidida pela Presidente da AAI, Carmem Barros Furtado, e pela Vereadora para área da imigração da Câmara Municipal do Sal, Jassy Sousa.

A Vereadora Jassy Sousa destacou, na sua intervenção, os esforços e o engajamento da edilidade na criação das condições para que a ULI desempenhe as suas funções e concretize ações em prol da boa integração dos imigrantes, tendo garantido a continuidade da colaboração com a AAI, visando a implementação de iniciativas e estratégias que promovam uma efetiva gestão local da imigração.

A Presidente da AAI, por sua vez, salientou que a colaboração com a edilidade local tem permitido que a maior parte das atividades promovidas pela ULI sejam desenvolvidas em estruturas da Câmara Municipal e tem produzido resultados significativos. Sublinhou a relevância do envolvimento das associações de imigrantes nas diferentes atividades promovidas, e o papel das instituições locais, que se têm disponibilizado para participar e/ou dinamizar de atividades que visam orientar e informar os imigrantes, em prol da sua integração social.

Os dois painéis da mesa redonda foram moderados por Ildo Rocha. O primeiro contou com as intervenções de Gilberto Neves, que apresentou um diagnóstico sobre a imigração na ilha do Sal, de Nademira Silva, Técnica da ULI, que apresentou o balanço da implementação do serviço, e de Vincent Achebunere, em representação das associações de imigrantes, que abordou os desafios enfrentados pelos imigrantes no processo de integração. Já o segundo painel foi dedicado à partilha de experiências e boas práticas no domínio da imigração na ilha, tendo participado, enquanto oradores, o Comissário Manuel Nascimento, Chefe de Divisão de Estrangeiros da Direção de Estrangeiros e Fronteiras, a Conservadora do Registo Civil no Sal, Francisca Lopes acompanhado de Carlos Gonçalves, e a Delegada do Ministério da Educação, Márcia Graça Pinto.

Procedeu-se, de seguida, à apresentação da Linha Verde Imigrante e do Serviço de Interpretação Telefónica, iniciativas recentemente implementadas pela AAI.

A realização desta mesa redonda integra o Projeto Coop4Int, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) através da Migration Partnership Facility.