Situado a 445 km da Costa Ocidental Africana, mais precisamente entre os paralelos 15 e 17 de latitude Norte, o arquipélago de Cabo Verde, é de origem vulcânica e tem uma superfície de 4033 quilómetros quadrados.
É um país insular, constituído por dez ilhas e oito ilhéus dividido em dois grupos: o de Barlavento, formado pelas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boa Vista, e o de Sotavento, formado pelas ilhas de Santiago, Maio, Fogo, Brava. A temperatura média anual do arquipélago é de 25 °C e a sua amplitude térmica não ultrapassa os 11 °C devido à presença do mar. Nos meses de Julho a Outubro temos a época das chuvas e as ilhas ficam cobertas de um verdejante manto fresco e muito esperado por todos.
A capital de Cabo Verde é a cidade da Praia, na ilha de Santiago, que juntamente com o Mindelo (na ilha de São Vicente) constituem as duas cidades principais do país.
Cabo Verde conta com 22 concelhos, distribuídos pelas 9 ilhas habitadas do arquipélago:
- Ilha de Santiago: Praia, Santa Catarina, Santa Cruz, São Domingos, Calheta de São Miguel, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande, São Salvador do Mundo e Tarrafal;
- Ilha de São Nicolau: Ribeira Brava e Tarrafal;
- Ilha do Fogo: Mosteiros, São Filipe, Santa Catarina;
- Ilha de Santo Antão: Paúl, Porto Novo, Ribeira Grande;
- Ilha da Boa Vista: Boa Vista;
- Ilha de São Vicente: São Vicente;
- Ilha do Maio: Maio;
- Ilha do Sal: Sal;
- Ilha da Brava: Brava.
Cabo Verde é uma República soberana, unitária e democrática que assenta na vontade popular e tem como objetivo fundamental a realização da democracia económica, política, social, cultural e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A Bandeira, o Hino e as Armas Nacionais são símbolos da República de Cabo Verde e da soberania nacional.
O governo baseia-se nos valores da democracia multipartidária. Existem três tipos de eleições:
- Presidenciais – para eleger o Presidente da República;
- Legislativas – para eleger os deputados nacionais por mandatos de 5 anos. O Presidente do partido com maioria na Assembleia Nacional (Parlamento) é empossado como Primeiro-ministro.
- Autárquicas – para eleger os deputados municipais e o Presidente da Câmara, que encabeça a lista mais votada.