A Alta Autoridade para a Imigração (AAI, I.P) e a Comissão Nacional das Eleições (CNE) assinaram, no dia 14 de setembro, um protocolo de cooperação institucional, visando contribuir para a inclusão e a participação ativa dos imigrantes na vida política de Cabo Verde.
Com esta parceria, as duas instituições pretendem realizar ações conjuntas de sensibilização e informação destinadas a imigrantes em todo o território nacional, objetivando promover a sua participação nas eleições e na vida política do país. A concretização deste protocolo vai ao encontro do previsto no IIIº Plano de Ação para a Imigração 2023-2025, o qual tem, a par de outros objetivos, o de promover a cidadania ativa dos imigrantes, através da adoção de medidas de informação e sensibilização, no seio dos imigrantes e estrangeiros, sobre a importância da participação eleitoral e política.
Para além da assinatura do protocolo, procedeu-se à entrega dos certificados a líderes e membros de associações de imigrantes, que integraram, no dia anterior, a formação sobre Eleições Autárquicas, Recenseamento Eleitoral, Ética e Deontologia, promovida pela CNE em parceria com a AAI.
A referida formação, que visou garantir o acesso à informação e à sensibilização dos imigrantes sobre os seus direitos e deveres eleitorais, contou com cerca de 40 representantes associativos de Santiago, Sal e Boa Vista (nestas duas últimas ilhas de forma online), os quais foram capacitados com informação adequada sobre o processo eleitoral autárquico cabo-verdiano e o recenseamento eleitoral, com vista a incentivar o envolvimento dos imigrantes no processo eleitoral de forma livre e informada. Espera-se que os líderes associativos possam disseminar a informação junto às diferentes comunidades imigrantes residentes em Cabo Verde, garantindo a promoção de informação eleitoral correta e a orientação neutra e imparcial.