A Alta Autoridade para a Imigração (AAI, I.P) em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, inauguraram a 27 de janeiro, a Unidade Local para a Imigração (ULI) na ilha da Boa Vista.
O evento foi precedido pela assinatura de um protocolo de cooperação institucional entre a AAI e a Câmara Municipal da Boa Vista, que decorreu nos Paços do Concelho, o qual estabelece as linhas gerais de colaboração entre a AAI e a CMBV e contribuirá para fortalecer a assunção de compromissos de ambas as partes e materializar as ações definidas, em prol da informação e integração dos imigrantes a nível local e da promoção da interculturalidade.
Seguiu-se a inauguração formal da ULI, localizada no edifício dos Serviços Sociais da Autarquia Local (Edifício Bucan), na cidade de Sal-Rei, e integrada no Gabinete de Apoio ao Migrante.
Esta unidade constitui uma representação local da AAI, para assegurar o apoio, atendimento, informação e orientação de imigrantes, permitindo, através de um mecanismo único, a interface do imigrante e estrangeiro com os diferentes serviços e instituições que este precisa para sua permanência e integração social. Irá responder às preocupações sentidas pelos imigrantes, baseando-se na triagem e rastreio das suas necessidades e na adequação das respostas, bem como promover canais de comunicação e articulação eficazes entre os serviços da administração pública relacionados com a integração de imigrantes na ilha da Boa Vista. Trabalhará em estreita colaboração e articulação com a Câmara Municipal da Boa Vista, no desenvolvimento de medidas e atividades que visem apoiar o processo de acolhimento e integração de estrangeiros e imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais.
O ato de inauguração contou com a presença e intervenções do Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire, da Presidente da AAI, Dra. Carmem Barros Furtado, e do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Cláudio Mendonça.
Estiveram presentes vários convidados, nomeadamente representantes locais de diferentes instituições públicas, de ONG e de Associações de Imigrantes bem como da sociedade civil.
As ULI são mais um importante objetivo cumprido pela AAI, no quadro do projeto Coop4Int – Reforço da integração de migrantes, através da cooperação entre Portugal e Cabo Verde, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.