Bootcamp_Imigrante_Formação_em_Empreendedorismo_capa.jpg

Bootcamp_Imigrante_Formação_em_Empreendedorismo.jpg

A Alta Autoridade para a Imigração (AAI, I.P), através do Serviço de Empreendedorismo, em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), realizou o Bootcamp Imigrante: Formação em Empreendedorismo, de 3 a 6 de junho, destinado a imigrantes empreendedores na cidade da Praia.

Alinhando-se a uma das prioridades de atuação da Alta Autoridade para a Imigração, no tocante à promoção da integração dos imigrantes, nomeadamente através da inclusão económica e o acesso ao trabalho digno, o Bootcamp Imigrante objetivou ser um programa/método intensivo para aquisição, por parte dos empreendedores imigrantes, de habilidades, conhecimentos e ferramentas necessários para criar e administrar com sucesso os seus negócios e alcançar a sua autonomia financeira.

A iniciativa contou com uma programação intensa e diversificada, estruturada em torno de workshops e sessões práticas dinamizadas pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Assim, durante os quatro dias os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre diversos aspetos relacionados ao empreendedorismo, orientados pelos formadores que desempenharam um papel crucial no acompanhamento de sessões individuais e em grupo, de forma a ajudar os imigrantes empreendedores a desenvolver as suas ideias e a elaborar estratégias eficazes para os seus negócios.

Participaram do Bootcamp Imigrante 70 imigrantes, de diversas nacionalidades, tendo a Plataforma das Comunidades Africanas residentes em Cabo Verde participado de forma ativa na mobilização dos mesmos.

O ato de encerramento do foi presidido pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que durante a sua intervenção destacou a importância do empreendedorismo como uma via para a realização pessoal e a integração social dos imigrantes.

A realização deste Bootcamp Imigrante: Formação em Empreendedorismo integra o Projeto Coop4Int, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.