Foi iniciado, no dia 20 de março, o Curso de iniciação profissional em Cabeleireiro e Estética na ilha da Boavista, dirigido a mulheres imigrantes.
Esta iniciativa, que visa a promoção do acesso à formação e capacitação de imigrantes e perspetiva promover a qualificação, aumentar o nível de empregabilidade e facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho, é implementada pela Alta Autoridade para a Imigração (AAI, I.P.) em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) através do Centro de Emprego e Formação Profissional da Boavista.
O curso terá a duração de 300 horas e beneficiará 13 mulheres imigrantes, as quais serão habilitadas com conhecimentos teóricos e práticos no domínio de cabeleireiro e estética, possibilitando o desenvolvimento das suas habilidades, competências e atitudes profissionais. Para além de abordar temáticas específicas da área de cabeleireiro e estética, a ação integra módulos de Atendimento ao Cliente e Relação Interpessoal, Técnicas de Busca Ativa de Emprego e Competências de Empreendedor, o que permitirá às participantes desenvolver competências empreendedoras para a gestão de seus negócios.
A realização deste curso encontra-se enquadrada no âmbito do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, a Alta Autoridade para a Imigração - AAI, I.P, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança. O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) através da Migration Partnership Facility.