A Alta Autoridade para a Imigração, em parceria com a Plataforma das Comunidades Africanas, promoveu no dia 17 de maio, na cidade da Praia, o Atelier sobre “Associativismo Imigrante: organização, funcionamento e mobilização de parcerias e recursos por parte das associações de imigrantes”.
Com o objetivo de promover o reforço da capacidade e da cidadania ativa dos imigrantes, através do reforço do movimento associativo imigrante, este atelier visou promover a partilha de conhecimentos com organizações associativas de imigrantes, cujo trabalho complementa as medidas públicas de promoção da integração dos imigrantes no país, a partir da experiência dos contextos cabo-verdiano e português. Para o efeito, o atelier contou com intervenções da Alta Autoridade para a Imigração, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da Plataforma das Comunidades Africanas, bem como com a partilha dos desafios enfrentados pelas estruturas de sociedade civil mobilizadas para a causa da integração dos imigrantes em Cabo Verde.
Da parte da AIMA, a Diretora dos Serviços de Ligação à Sociedade Civil, Sónia Almada, abordou a importância da organização das associações e o papel do associativismo imigrante e da dinâmica associativa na interação com e na integração das comunidades, bem como do cumprimento das obrigações para facilitar o acesso a fundos e mobilizar parcerias para realização das atividades, visando contribuir para a definição de ações para a promoção da sustentabilidade das associações.
A presente ação está inserida no Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI, I.P), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.