A Alta Autoridade para a Imigração, I.P realizou no dia 4 de novembro, a IIIª edição do Ciclo de Conversas à volta da Imigração em Cabo Verde, uma iniciativa que visa constituir-se como uma estratégia de informação e/ou sensibilização da sociedade civil, perspetivando promover reflexões e debates sobre ou relacionadas com a imigração no nosso país. Encontra-se inserida no IIº Plano de Ação da Imigração e Inclusão social de Imigrantes 2018-2021, no 2º eixo 'Inclusão Social dos Imigrantes', no âmbito da Promoção da Multiculturalidade onde estão previstas atividades de realização de ações de informação, sensibilização sobre a imigração e diversidade cultural.
A IIIª edição do ano 2021 versou em torno do tema “Mutilação Genital Feminina (MGF): extensão, limites e consequências” e teve como objetivos conhecer, compreender o conceito da MGF e suas consequências para a saúde física e psicológica da mulher; promover a reflexão em torno da problemática da MGF, enquanto forma de violação dos direitos humanos; prevenir e combater a violência baseada no género e das práticas nefastas, como a MGF; e conhecer o enquadramento da prática da MGF na legislação cabo-verdiana.
A sessão decorreu em formato online e participaram como oradores a Sra. Yorleydis Rosabal (médica) e a Sra. Isabel Varela (enfermeira), em representação da Direção Nacional de Saúde, com uma intervenção sobre “A Mutilação Genital Feminina (MGF) e a saúde sexual e reprodutiva da Mulher”, e a Sra. Marisia Delgado Nascimento, em representação da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania. A moderação ficou a cargo da Sra. Clementina Furtado, da Universidade de Cabo Verde - Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).