Ainda no âmbito da deslocação de uma delegação de Alta Autoridade para a Imigração a São Vicente, foram realizados atendimentos a estrangeiros e imigrantes residentes na ilha, entre os dias 12 e 13 do presente mês.
Os atendimentos em causa enquadram-se nas saídas de terreno que os serviços deste instituto têm levado a cabo em diferentes localidades e concelhos do país sem Unidades Locais para a Imigração ou postos de atendimento físicos, de forma a facultar respostas locais para apoiar os imigrantes nas suas comunidades e visando uma política de proximidade. Objetiva-se, desta forma, colmatar lacunas de informação existentes nas comunidades imigrantes em relação não só aos seus direitos e deveres na sociedade, mas também aos serviços de integração disponíveis, com a disponibilização de informação relevante em várias áreas relativas à integração de imigrantes, assim como o seu esclarecimento, apoio, orientação e encaminhamento.
Os atendimentos, efetuados a cerca de 30 imigrantes, decorreram na Praça Estrela, tendo o apoio e a colaboração da representação local da Plataforma das Comunidades Africanas (PCA) sido fundamental para a mobilização dos interessados. Foram tratadas diversas questões diretamente relacionadas com a permanência e integração dos visados, referentes sobretudo a pedidos de autorização de residência, informações sobre os procedimentos para a aquisição de nacionalidade cabo-verdiana, fontes de financiamento disponíveis para micro-empresas, bem como assuntos ligados ao reagrupamento familiar de cidadãos estrangeiros e/ou imigrantes que aqui escolheram viver.
A iniciativa é realizada pela Alta Autoridade para a Imigração - AAI, I.P, enquadrada no Projeto Coop4Int –Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde, implementado com o apoio financeiro da União Europeia e contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.