No âmbito da missão de monitorização técnica ao projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde (Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde), esta terça-feira, dia 21 de junho, decorreram várias reuniões institucionais e visitas de trabalho com os parceiros estratégicos e beneficiários do projeto, em Cabo Verde.
O dia teve início com uma reunião em que participou Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e que contou com as intervenções da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde (AAI), Carmem Barros Furtado, do Representante da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Sebastiano Germano, da representante do MPF do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), Vera Cerbara, e do Representante do Escritório do ICMPD em Cabo Verde, Omaru Abreu. Seguiu-se uma reunião de trabalho.
A manhã de trabalho terminou com uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, com a Diretora-Geral dos Assuntos Consulares e Migrações, Edna Marta.
No mesmo dia, as equipas técnicas visitaram duas atividades integradas no projeto.
Assistiram ao início do programa “Informa pa Integra”, na Rádio Comunitária Voz de Ponta D’Água, que nesse dia contou com a intervenção da Diretora-Geral dos Registos e Notariado, Anilda Veiga, sobre o tema “Aquisição da Nacionalidade Cabo Verdiana”.
De seguida, as equipas estiveram presentes na Escola Secundária Regina Silva, onde assistiram a uma palestra de sensibilização sobre a imigração e respeito e valorização da diversidade cultural, onde a Alta-Comissária para as Migrações e a Presidente da AAI dirigiram algumas palavras aos alunos.
Por fim, os membros da equipa técnica reuniram com o Diretor Nacional de Educação, Adriano Moreno, para abordar o envolvimento das escolas e a mobilização dos alunos para as palestras que serão realizadas no âmbito do projeto, bem como os temas previstos para as sessões, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo ACM com as escolas portuguesas e as iniciativas relacionadas com a Aprendizagem da Língua Portuguesa.
O Coop4Int é um projeto que pretende reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países. Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.