Teve início esta segunda-feira, 20 de junho, a missão de monitorização técnica ao projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde (Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde), que decorre nas cidades da Praia e do Sal, em Cabo Verde, e terá a duração de quatro dias.
Esta missão tem como objetivo conhecer, no local, várias das atividades que foram desenvolvidas desde o arranque deste projeto, em dezembro de 2021. Irá também permitir que os interlocutores e parceiros, que durante vários meses trabalharam remotamente na conceção deste projeto, possam trabalhar em conjunto no sentido de promover a melhoria contínua do projeto, bem como a partilha de experiências e de boas-práticas, quer entre estes dois países, quer com a equipa técnica do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) e da Migration Partnership Facility (MPF).
No primeiro dia realizaram-se duas reuniões técnicas de preparação da missão de monitorização, a primeira entre a equipa do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e da Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde (AAI), com a participação da Presidente da AAI, Carmem Furtado, e da Alta Comissária para as Migrações, Sônia Pereira, e a segunda entre as equipas técnicas do ACM/AAI e do ICMPD/MPF.
O Coop4Int é um projeto que pretende reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países.
Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.