Empreendedorismo_Sv_Capa.jpg

Empreendedorismo_SV.jpgNo passado dia 12 de julho, o Serviço de Empreendedorismo da AAI realizou um workshop em empreendedorismo para imigrantes na ilha de São Vicente, sobre o tema “Fontes de financiamento para microempresas”. O evento reuniu empreendedores motivados e potenciais empreendedores interessados em consolidar a sua atividade empresarial, vindos de diferentes origens e trazendo consigo uma riqueza de experiências culturais e profissionais.

O workshop foi organizado com o objetivo de fornecer orientação e recursos para imigrantes interessados em iniciar ou expandir os seus negócios em Cabo Verde, informá-los sobre  diferentes fontes de financiamento disponíveis para microempresas, facultar orientações práticas sobre como aceder e aproveitar as diferentes fontes de financiamento, bem como explorar estratégias para aumentar as chances de sucesso na obtenção de financiamento. A iniciativa visa promover a inclusão e o desenvolvimento económico, criando oportunidades para todos os indivíduos interessados em contribuir para o crescimento do país.

Durante a sessão, foram abordados vários tópicos relevantes para os imigrantes empreendedores, incluindo fontes de financiamento através de capital próprio, crowdfunding, empréstimos bancários e de instituições de microcrédito e outras fontes de financiamento através de capital alheio. Houve ainda a intervenção de uma representante da Morabi, Cooperativa de Microcrédito, que apresentou os serviços da instituição e explicou, de forma detalhada e prática, os pressupostos do protocolo assinado entre a AAI, IP e a Morabi, que visa facilitar o financiamento de atividades geradoras de rendimento para os imigrantes a nível nacional.

Os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões, participar de discussões em grupo e interagir com os palestrantes, aproveitando ao máximo a experiência. Além disso, o workshop proporcionou um ambiente propício para o networking e o estabelecimento de conexões entre os participantes. A troca de contactos e ideias entre empreendedores em potencial criou uma atmosfera colaborativa e inspiradora, promovendo possíveis parcerias futuras e colaborações entre os participantes.

A realização deste workshop enquadra-se no Projeto Coop4Int –Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.