visita23

As equipas técnicas da AAI, ACM e MPF/ICMPD terminaram esta quinta-feira a missão de monitorização técnica ao projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde (Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde), que teve início na segunda-feira, dia 20 de junho.
Neste último dia de missão foi inaugurada a nova Unidade Local para a Imigração da Ilha do Sal, que é a primeira de quatro Unidades Locais para a Imigração previstas no âmbito do projeto Coop4Int, e que vai permitir responder às necessidades dos imigrantes residentes na ilha e melhorar o processo de acolhimento e integração social destes cidadãos e cidadãs.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e contou com as intervenções da Presidente da AAI, Carmem Barros Furtado, da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, da representante do MPF/ICMPD, Vera Cerbara, e do Vereador da Câmara Municipal de Sal, Juscelino Cardoso.
Presentes estiveram ainda vários convidados, desde Delegações Locais de Serviços Centrais, ONG e representantes de Associações de Imigrantes.
Durante o último dia de missão realizou-se ainda uma reunião entre a Delegação desta missão e a Câmara do Sal, que esteve representada pelo seu Presidente, Júlio Lopes dos Reis, pelo Vereador de Coesão e Inclusão Social, Família, Género e Pesca, Juscelino Cardoso, pela Vereadora das Relações Institucionais e Cooperação Descentralizada, Jassy Sousa, e pela Diretora de Comunicação, Imagem, e Relações Públicas, Vera Reis. Neste encontro houve também oportunidade para a partilha de informações sobre o modelo português de intervenção a nível local para a promoção de integração de imigrantes, nomeadamente através dos CLAIM e Planos Municipais.
Esta missão assinalou os primeiros seis meses deste projeto tendo-se revelado um importante momento de conhecimento e de partilha de informação, boas práticas e de estreitamento da cooperação entre as entidades parceiras deste projeto e a equipa financiadora.
O Coop4Int é um projeto que pretende reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países. Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, que o coordena, pela Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.