visita 22

As reuniões e visitas de trabalho continuam a decorrer para as equipas que se encontram em Cabo Verde no âmbito da missão de monitorização técnica ao projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde (Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde).
Esta quarta-feira, dia 22 de junho, as equipas do ACM, AAI e MPF/ICMPD reuniram com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde. Foram abordadas questões relacionadas com os Cursos de Qualificação Profissional para Imigrantes, previstos neste projeto, assim como houve lugar à partilha de experiências entre ambos os países no âmbito do reconhecimento e da qualificação e inserção profissional de migrantes. Nesta reunião de trabalho, o IEFP esteve representado pelo Presidente do Conselho Diretivo, Paulo Santos, pela Administradora Executiva, Aldina Delgado, pela Diretora de Departamento de Formação Profissional, Edite Miranda, e pela Diretora do Centro de Emprego da Praia, Celina Semedo.
No Instituto Nacional de Estatística (INE), tiveram oportunidade de analisar as ações já desenvolvidas no quadro da realização de um inquérito à população estrangeira e imigrante residente em Cabo Verde. As equipas técnicas foram recebidas pelo Vice-Presidente, Fernando Rocha, e pela Técnica responsável pela coordenação do inquérito, Aliana Varela.
O Coop4Int é um projeto que pretende reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países.
Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.