A Alta Autoridade para a Imigração, I.P realizou no dia 19 de julho, a IIª edição do Ciclo de Conversas à volta da Imigração em Cabo Verde, uma iniciativa que visa constituir-se como uma estratégia de informação e/ou sensibilização da sociedade civil, perspetivando promover reflexões e debates sobre ou relacionadas com a imigração no nosso país. Encontra-se inserida no IIº Plano de Ação da Imigração e Inclusão social de Imigrantes 2018-2021, no 2º eixo 'Inclusão Social dos Imigrantes', no âmbito da Promoção da Multiculturalidade onde estão previstas atividades de realização de ações de informação, sensibilização sobre a imigração e diversidade cultural.
Esta iniciativa da AAI, I.P é organizada trimestralmente, tendo a IIª edição do ano 2021 sido realizada em julho e versando em torno do tema “Cidadania, Nacionalidade e Migrações: Perspetivas e Tendências”. Teve como objetivo proceder à reflexão em torno dos conceitos de cidadania, nacionalidade e migrações, refletir sobre a importância da lei de nacionalidade para a integração de imigrantes e conhecer as perspetivas e tendências das leis da nacionalidade a nível internacional e regional.
A sessão decorreu em formato online e participaram como oradoras a Dra. Carolina Claro, da Universidade de Brasília, com uma intervenção sobre “As tendências mundiais das leis de nacionalidade e sua relação com permanência e integração de migrantes” e a Dra. Thais Moraes, em representação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, e que abordou “As leis de nacionalidade na África Ocidental: uma perspetiva regional”. A moderação ficou a cargo do Dr. Odair Barros Varela, da Universidade de Cabo Verde.
Assista ao vídeo: