O Tratado de Lagos, assinado em Maio de 1975 em Lagos, na Nigéria, estabeleceu a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com o objetivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região tendo Cabo Verde se juntado à organização em 1976.
A CEDEAO é um grupo de 15 países da África Ocidental, que partilham laços culturais, geopolíticos e/ou interesses económicos comuns, sendo os Estados-Membros: o Benim, o Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, a Serra Leoa, o Senegal e o Togo.
A sede situa-se em Abuja, na Nigéria. A visão da CEDEAO é estabelecer uma região sem fronteiras, onde a população acede aos recursos abundantes da região e demonstra a capacidade de os explorar pela criação de oportunidades num ambiente sustentável.
A África Ocidental é a região do continente africano com números mais elevados em termos de mobilidade/migração interna, graças ao Protocolo de Livre Circulação de Pessoas e bens da CEDEAO. Por exemplo, as chances de uma pessoa migrar para outros países desta mesma região, é mais de sete vezes superior às chances de migrar para outros destinos como a Europa e os Estados Unidos da América. Em praticamente todos os países da África Ocidental, a maior parte dos estrangeiros e imigrantes residentes são provenientes de outros países desta mesma região. É o caso, também de Cabo Verde, em que mais de metade (60%) dos imigrantes são originários de outros países da CEDEAO.