dia-da-africa.jpg

Esta data marca e celebra o dia em que 32 chefes de Estado de países Africanos se reuniram em 1963 na Etiópia e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), com o objetivo de defender uma África unida, independente e emancipada, responsável pelo seu próprio destino.

A União Africana (UA), sucedeu a OUA em 2002, com vista a criar maior proximidade entre os povos Africanos, em prol da democracia, dos direitos humanos, desenvolvimento e progresso em África.

Estima-se que Cabo Verde acolhe por via da imigração, aproximadamente 14.737 imigrantes, sendo a grande maioria (71%), proveniente de outros países africanos.

O continente Africano é um dos continentes que, nos últimos anos, mais recebeu migrantes (somente ultrapassado pelo continente Asiático). Em geral, e contrariamente ao que muitas vezes se ouve dizer, os africanos não migram para fugir das guerras e dos conflitos, mas, principalmente, para procurar

trabalho, para estudar e melhorar a sua situação económica e social. Assim, a grande maioria dos africanos que saem do seu país são jovens e, em geral, deslocam-se no interior do nosso continente, ou seja, para um outro país africano.

Neste mês, em que se comemora o Dia de África a 25 de Maio e também o Dia da CEDEAO a 28 de Maio, aproveitamos a oportunidade para saudar de forma calorosa e fraterna a todos os africanos, e em particular os imigrantes que escolheram este país para viver e trabalhar, reconhecendo o seu contributo para o desenvolvimento do país.