No âmbito do projeto “Fortalecendo Oportunidades e Fomentando a Integração: Permanência Regular, Atividade Económica e Participação Social de Imigrantes de Países da CEDEAO”, que se encontra a ser implementado pela AAI, I.P, e dando continuidade às ações de formação iniciadas em finais de outubro na Praia, a Alta Autoridade para a Imigração, através da Unidade Local para a Imigração do Sal, realizou a ação de formação sobre “Técnicas de Elaboração e Gestão de Projetos de Integração Social de Imigrantes”, de 17 a 21 de novembro, no Sal.
Estendendo esta ação à referida ilha, a formadora e consultora na área da elaboração de projetos, Dra. Sandra Alves, responsável pela sua dinamização, trabalhou com os líderes associativos e representantes locais de organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover a capacitação em planeamento, implementação e monitorização de projetos sociais voltados para a integração de imigrantes em Cabo Verde.
No decorrer da formação, foram abordados os conceitos de associativismo e voluntariado, as etapas de elaboração planeamento, monitorização e avaliação de projetos e, numa dinâmica interativa, os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos durante a ação, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
No último dia da formação, a Técnica da ULI do Sal, a Dra. Nademira Silva, fez a apresentação da Plataforma de Suporte à Gestão de Projetos de Integração de Imigrantes – PAMI, uma ferramenta digital de registo de projetos, implementada pela AAI, que visa facilitar o contacto, a comunicação e a submissão de pedidos de apoio, parcerias e financiamentos para realização de atividades, iniciativas e projetos de integração de imigrantes, contribuindo para uma melhor monitorização e gestão dos mesmos.
Procedeu, ainda, à apresentação do Regulamento de concurso de financiamento de projetos de associações de imigrantes do desenvolvidos no âmbito do projeto Fortalecendo Oportunidades e Fomentando a Integração: Permanência Regular, Atividade Económica e Participação Social de Imigrantes de Países da CEDEAO”, que se encontra a ser implementado pela AAI, I.P e no qual se insere a realização da formação.