Caderno_Intercultural_Nº3.jpg

Caderno_Intercultural_Nº3_2.jpg

A Alta Autoridade para a Imigração procedeu ao lançamento do nº3 do Caderno Intercultural “Vamos falar da imigração em Cabo Verde?” durante a conferência “Diversidade linguística nas escolas em Cabo Verde: Desafios, Perspetivas e Diálogos”, realizada no dia 20 de junho, em parceria com a Direção Nacional da Educação, o Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a Universidade de Santiago.

O Caderno Intercultural visa informar e sensibilizar a sociedade civil, em particular as crianças e jovens, sobre as questões relacionadas com a imigração e a diversidade cultural em contexto migratório, aumentando o seu nível de compreensão sobre outras culturas e ajudar a dissipar os estereótipos e preconceitos sobre a imigração e/ou a imigrantes. Visa, também, encorajar os jovens a explorar os benefícios da riqueza cultural e a oportunidade de aprender com as diferentes culturas, de forma a promover o respeito mútuo, a compreensão e a convivência pacífica na pluralidade e diversidade.

A atividade de lançamento da terceira edição do Caderno Intercultural contou com a participação presença de representantes de instituições públicas, ONG’s e associações de imigrantes.

O lançamento do III Caderno Intercultural foi feito pela Presidente da AAI, a Dra. Carmem Barros Furtado, e foi finalizado com apresentação do texto da Yoná, da Elisabeth, da Liziane e da Adriana, alunas da Escola Secundária Dr. José Augusto Pinto em São Vicente, vencedoras do Iº Concurso Escolar em textos sobre Imigração e Diversidade Cultural, em 2023, constante do referido caderno.

O lançamento do Caderno Intercultural nº3 enquadra- se no Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.

Pode aceder ao caderno aqui.