No dia 24 de maio, foi apresentado o Kit de Boas-Vindas/manual de acolhimento do aluno imigrante na Escola Capelinha da Fazenda.
O evento contou com a presença da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Dra Carmem Barros Furtado, e da gestora da Escola Capelinha, Dra. Vânia Duarte, que destacaram a importância da diversidade cultural e a necessidade do trabalho em parceria na promoção da integração dos imigrantes, em especial das crianças, em Cabo Verde.
A apresentação do Kit de Boas-Vindas/manual de acolhimento do aluno imigrante foi feita pela Dra. Patrícia Oliveira, assistente social no Agrupamento de Escolas de Marrazes em Leiria, que é mentora e coordenadora do referido manual de boas práticas, o qual visa ajudar na integração de alunos e famílias imigrantes.
A iniciativa contou com a presença de 50 alunos do 6º ano de escolaridade da Escola Capelinha, acompanhados dos respetivos professores.
O manual de acolhimento é um pequeno livro, ilustrado por alunos do ensino básico de Leiria, que conta a história de um menino ucraniano e de todos os seus passos num mundo desconhecido para ele. Ao longo da história, de uma maneira simples e engraçada, o menino fica a saber como e onde pode apanhar o autocarro, almoçar, obter informações e os serviços que tem disponíveis para ajudar a sua integração.
O kit, cuja ideia teria surgido em 2003, foi desenvolvido em quatro línguas: português, inglês, francês e ucraniano, tendo os alunos do 3.º ano da licenciatura de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde de Leiria incluído signos de comunicação aumentativa e alternativa, e traduzido em ‘braille’ pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Atualmente, está disponível em árabe, italiano e russo, com traduções feitas pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Esta atividade da AAI, I.P foi realizada no âmbito da comemoração do dia 21 de maio, Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.