Lançamento do 2º caderno de interculturalidade1

A Alta Autoridade para a Imigração procedeu hoje ao lançamento do nº2 do Caderno Intercultural “Vamos falar da imigração em Cabo Verde?” na Escola Secundária Abílio Duarte. O lançamento ocorre no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que se celebrou no passado dia 21 de maio.

O Caderno Intercultural visa informar e sensibilizar a sociedade civil, em particular as crianças e jovens, sobre as questões relacionadas com a imigração e a diversidade cultural em contexto migratório, aumentando o seu nível de compreensão sobre outras culturas e ajudar a dissipar os estereótipos e preconceitos sobre a imigração e/ou a imigrantes. Visa, também, encorajar os jovens a explorar os benefícios da riqueza cultural e a oportunidade de aprender com as diferentes culturas, de forma a promover o respeito mútuo, a compreensão e a convivência pacífica na pluralidade e diversidade.

A atividade de lançamento da segunda edição do Caderno Intercultural contou com a participação de alunos do 10º e 11º ano de escolaridade e com intervenções da Diretora do Agrupamento I, Angela Varela e da Presidente da AAI, Carmem Barros, que fez a apresentação do II Caderno Intercultural referindo a importância da diversidade e de uma boa convivência para uma melhor integração dos imigrantes.

O evento contou ainda com a apresentação de um poema constante do Caderno Intercultural, por dois alunos da Escola Secundária Abílio Duarte e com atuações musicais de alunos da ESAD, e integrou uma dinâmica com os estudantes presentes, a partir da qual foram incentivados a refletir sobre questões relacionadas com a diversidade cultural e mitos associados.

O lançamento do Caderno Intercultural enquadra- se no Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.

Pode aceder ao caderno aqui.