Encontro_sobre_Imigração_na_Ilha_da_Boa_Vista.jpg

A Alta Autoridade para a Imigração (AAI) implementou, em janeiro de 2023, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, a Unidade Local para a Imigração (ULI) da Boa Vista, que constitui a representação local da AAI na ilha, e que visa apoiar, orientar e dar informações aos estrangeiros e imigrantes, constituindo um serviço de interface entre o imigrante e as instituições, o que permite responder às necessidades dos imigrantes residentes na ilha, e potenciar a sua integração, através da promoção de canais de comunicação e articulação eficazes com/entre os serviços da administração pública relacionados com a integração de imigrantes. Na ilha da Boa Vista a imigração é um fenómeno com expressividade significativa, representando 12% do total da população imigrante/estrangeira residente no país. A ilha da Boa Vista é o terceiro concelho com maior concentração de imigrantes e estrangeiros no país, e o primeiro concelho em termos de peso/percentual da população estrangeira sobre a sua população total.

Assim, para seguimento da implementação da ULI e no quadro da deslocação de uma delegação da AAI à ilha da Boa Vista, foi realizado no dia 11 de julho, em Sal Rei, um Encontro sobre a Imigração na Boa Vista, visando refletir e reforçar o conhecimento sobre os desafios e oportunidades da imigração, as complexidades/particularidades do trabalho das instituições na área da imigração, nesta ilha, apresentar o balanço do funcionamento de 1 ano e meio da ULI da Boa Vista e reforçar parcerias entre instituições locais e associações de imigrantes, para a promoção de uma abordagem colaborativa da gestão da imigração. No evento, no qual participaram instituições e organizações locais, a abertura do evento esteve a cargo da Sra. Presidente da AAI IP, Carmem Barros, e da Vereadora das Comunidades da Autarquia Local, Fabiane Livramento, seguido de apresentação dos principais resultados da ULI da Boa Vista pelo técnico Guilherme Monteiro e discussão de alguns pontos relativamente a questões de integração dos imigrantes na ilha da Boa Vista. Também foram apresentados o Serviço de Interpretação Telefónica e a Linha Verde Imigrante, recursos de facilitação de acesso dos imigrantes aos serviços e às informações que foram recentemente lançados pela AAI.

As instituições mostraram disponibilidade em continuar a colaborar na consolidação da unidade e implementação das ações no terreno.

A ULI da Boa Vista foi implementada no quadro do Projeto Coop4Int - Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) através da Migration Partnership Facility