No quadro de uma missão à ilha de Santo Antão, para celebração do protocolo de cooperação entre a AAI e a Câmara Municipal de Porto Novo, a AAI realizou uma saída de terreno para atendimento aos imigrantes residentes no concelho.
Esta ação, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto Novo, contou com a participação de diversos imigrantes, de diferentes proveniências. Visou a informação da comunidade imigrante sobre os serviços disponibilizados pela AAI tendo, igualmente, sido abordadas as principais preocupações relacionadas com a permanência e integração dos imigrantes.
As saídas de terreno constituem uma iniciativa da AAI, I.P, implementada pelas Unidades Locais para a Imigração e Postos de Atendimento, que têm sido realizadas em diferentes localidades e concelhos do país, de forma a facultar respostas locais para apoiar os imigrantes nas suas comunidades e visando uma política de proximidade. Estas ações são organizadas em parceria com entidades locais, nomeadamente Câmaras Municipais, associações de imigrantes e outras organizações da sociedade civil, e resultam da constatação de lacunas de informação existentes nas comunidades imigrantes em diferentes domínios relacionados com a sua integração, assim como da necessidade do seu esclarecimento, apoio, orientação e encaminhamento.
Não obstante Santo Antão não disponha de uma Unidade Local para a Imigração, estas saídas no terreno para atendimento especializado serão asseguradas pelo técnico da Unidade Local de São Vicente (em articulação com as entidades locais), o qual se deslocará mensalmente à ilha para o efeito.
A iniciativa é enquadrada no Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde[1], implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.
[1] Coop4Int - Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde