406050185_643875034576507_6681258426693691739_n.jpg

406050309_643874864576524_3532022757823295651_n.jpg

A Unidade Local para a Imigração em São Vicente foi inaugurada, ontem dia 28 de novembro, resultado de uma parceria entre a Alta Autoridade para a Imigração e a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), estando localizada no edifício dos Serviços Sociais da CMSV em Alto Solarine, na cidade do Mindelo.

O ato de inauguração foi presidido pelo Exmo. Sr. Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire, que frisou na sua intervenção que a ilha de São Vicente tem a obrigação moral e ética, e em respeito à sua história, de tratar bem quem escolheu a ilha para viver, isto porque, na própria formação da ilha está presente a relação com o mundo e com as outras ilhas do país. Destacou, ainda, que o Governo de Cabo Verde tem trabalhado na implementação de medidas de políticas que visem integrar as comunidades imigradas no país, através da Alta Autoridade para a Imigração, relembrando que, além de São Vicente, as Unidades Locais para a Imigração já estão instaladas nas ilhas do Sal, da Boa Vista e no concelho de Santa Catarina de Santiago, sem esquecer os dois postos de atendimento na capital do país.

Após o momento solene de inauguração, procedeu-se à assinatura do protocolo de cooperação institucional entre a AAI e a Câmara Municipal de São Vicente, que estabelece as linhas gerais de colaboração entre as duas instituições e contribuirá para fortalecer a assunção de compromissos de ambas as partes e materializar as ações definidas, em prol da informação e integração dos imigrantes a nível local e da promoção da interculturalidade.

Esta unidade constitui uma representação local da AAI na ilha de São Vicente e trabalhará em estreita colaboração e articulação com a Câmara Municipal de São Vicente, com vista a assegurar o apoio, atendimento, informação e orientação de imigrantes. Este serviço irá proceder ao desenvolvimento de medidas e atividades que visem apoiar o processo de acolhimento e integração de estrangeiros e imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais. Objetiva, desta forma, fomentar e promover a ligação entre os imigrantes e diferentes serviços ligados à entrada, permanência e integração dos imigrantes no país, informando-os e orientando-os de acordo com as preocupações sentidas e necessidades identificadas, e dinamizar a integração dos imigrantes a nível local e a execução das políticas de imigração, em parceira com instituições locais, nomeadamente Câmaras Municipais.

A inauguração desta ULI consolida o processo de implementação das Unidades Locais para a Imigração nos concelhos com maior representatividade de imigrantes, e constitui mais um importante objetivo cumprido pela AAI, no quadro do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde[1], implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility

 

[1] Coop4Int - Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde