A Unidade Local para a Imigração de Santa Catarina de Santiago (ULI-SC), é a representação local da Alta Autoridade para Imigração, implementada em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, enquadrada no âmbito do projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde[1], implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo I.P (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI,I.P.), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.
Este serviço, cuja instalação se deu no âmbito de protocolo de parceria estabelecido com a Câmara Municipal de Santa Catarina, tem por missão assegurar o apoio, atendimento, informação e orientação dos imigrantes, respondendo às necessidades da comunidade imigrante da região de Santiago Norte, e visando melhorar o seu processo de acolhimento e integração social.
A Unidade Local para a Imigração de Santa Catarina, foi inaugurada a 21 de novembro de 2023 e, no âmbito da celebração do seu primeiro ano de abertura e funcionamento, a AAI, promoveu um encontro com os parceiros locais, pontos focais, e representantes de associações das comunidades imigrantes residentes em Santiago Norte.
O encontro teve como objetivo fazer o balanço de um ano de funcionamento da Unidade Local para a Imigração em Santa Catarina, analisar o impacto dos serviços prestados e do trabalho desenvolvido conjuntamente com os parceiros locais.
Durante o seu primeiro ano de funcionamento a ULI de Santa Catarina efetuou um total de 200 atendimentos a cidadãos estrangeiros, bem como saídas de terreno para outros municípios de Santiago Norte, de modo a promover uma cultura de proximidade com a comunidade e imigrantes residentes nestes concelhos.
A ULI de Santa Catarina, em parceria com instituições locais procedeu também à organização de ações de informação e sensibilização sobre diferentes temas, que possam dotar os imigrantes de melhores conhecimentos sobre assuntos relacionados com a sua permanência e integração no país.
O encontro, com os parceiros e representantes da comunidade imigrante residente, foi produtivo e permitiu promover o estreitamento de parcerias de trabalho, em prol de uma boa integração social dos imigrantes na região Santiago Norte.
[1] Coop4Int - Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde