Coletane

lançamento

A Alta Autoridade para a Imigração lançou hoje o segundo número da Série Comunidades Estrangeiras e Imigrantes em Cabo Verde, uma publicação que visa constituir-se como uma estratégia de informação e sensibilização sobre a diversidade cultural ligada à imigração, ao aprofundar o conhecimento sobre os diferentes grupos/perfis de imigração e de comunidades imigrantes e facilitar a sistematização de dados e informações sobre as mesmas, para posterior divulgação pública.

A 'Série Comunidades Estrangeiras e Imigrantes em Cabo Verde’ é uma iniciativa lançada pela então Direção Geral da Imigração, em 2019 (tendo a primeira edição versado sobre a imigração chinesa em no país), à qual a AAI dá continuidade com o segundo número dedicado à imigração proveniente da Guiné Bissau.

A coletânea “A imigração da Guiné Bissau em Cabo Verde” resulta de uma publicação conjunta com a Universidade de Cabo Verde, através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) e do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA). Integra oito artigos de investigadores na área das migrações, que têm por base pesquisas académicas sobre as diferentes vertentes e dimensões da imigração da Guiné Bissau em Cabo Verde.

A abertura do ato de lançamento contou com as intervenções da Sra. Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Professora Fátima Fernandes, da Sra. Embaixadora da Guiné Bissau, Dra. Basiliana Tavares, e da Presidente da AAI, Dra. Carmem Barros Furtado.

A apresentação da publicação ficou a cargo do Dr. Carlos Carvalho, Professor Graduado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, à qual se seguiram considerações dos diretores do MIRA, Dr. Odair Varela, e do CIGEF, Dra. Clementina Furtado.

Pode aceder à coletânea aqui.