Palestra_BV.jpg
 
Na semana em que se assinalou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a 21 de março, a Unidade Local para a Imigração (ULI) da Boa Vista juntou-se às comemorações e, em parceria com a Escola Secundaria de Sal-Rei, na Boa Vista, realizou a 23 de março uma palestra de informação e sensibilização sobre “Imigração e Diversidade Cultural".
Foi dirigida a 65 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, estando presentes jovens cabo-verdianos mas também de origem europeia e de outros países africanos.
Após a intervenção introdutória da Subdiretora dos Assuntos Sociais do Agrupamento 1 das Escolas da Boa Vista, o técnico da ULI enquadrou a efeméride alusiva ao dia 21 de março, destacando na sessão a importância de prevenir e combater a discriminação, assim como a necessidade de fomentar a tolerância e a coesão social através do respeito pela diversidade cultural em contexto migratório.
Esta é a primeira palestra na ilha da Boa Vista, de uma série previstas e que se irão dirigir não apenas à comunidade estudantil mas também a organizações da sociedade civil, e no âmbito da Campanha de sensibilização «A Diversidade Nos Enriquece: Independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos!», lançada pela AAI. Vai ao encontro das prioridades da AAI no domínio da integração social de imigrantes, e do melhor conhecimento do perfil da imigração e da diversidade cultural, de origens e de religiões ligadas ao fenómeno migratório.
Enquadra-se, também, no cumprimento das atividades do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.