IPEI1

Enquadrado no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Migrantes, mundialmente assinalado a 18 de dezembro, procedeu-se hoje à apresentação dos dados preliminares do Iº Inquérito à População Estrangeira e Imigrante (IPEI) residente em Cabo Verde.
O ato de abertura foi presidido pelo Senhor Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e o evento contou com apresentações culturais do Instituto Confúcio da UNI-CV e do Grupo Cultural do Senegal, África Sabbar.
A falta de dados qualitativos e quantitativos da imigração constitui uma das principais deficiências da gestão da imigração em Cabo Verde, dificultando a monitorização dos fluxos, a compreensão das tendências e influências entre os diferentes processos de migração.
Assim, dada a necessidade de aprofundar o conhecimento do fenómeno da imigração em Cabo Verde, e a produção de estatísticas oficiais que facilitem o processo de formulação de políticas públicas, a Alta Autoridade para a Imigração conjuntamente com o INE, realizaram o IPEI, visando traçar um diagnóstico mais completo e atualizado dos estrangeiros e imigrantes.
A aplicação do inquérito e consequente recolha de dados no terreno, em todo o território nacional, decorreu de agosto a setembro último e baseou-se numa amostra de 3025 agregados familiares.
Estando a divulgação do relatório final do inquérito prevista para o início de 2023, com uma abordagem completa das questões afloradas, os dados preliminares hoje apresentados incidiram sobre alguns dos vários indicadores e preocupações que se pretende conhecer, nomeadamente a caracterização sociodemográfica dos estrangeiros e imigrantes residentes, a sua situação perante a atividade econômica, o enquadramento no sistema de ensino, o estatuto de permanência, a perceção e incidência da discriminação ou perspetivas futuras quanto à sua permanência no país.
A realização deste inquérito integra o Projeto “Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde”, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.