Lançamento_de_Serviço_de_Interpretação_Telefónica_e_da_Linha_Verde_Imigrante.jpg

Lançamento_de_Serviço_de_Interpretação_Telefónica_e_da_Linha_Verde_Imigrante_2_3.jpg

A Alta Autoridade para a Imigração procedeu ontem, dia 26 de março, ao lançamento de dois novos serviços - o Serviço de Interpretação Telefónica e a Linha Verde Imigrante -, que visam complementar o trabalho desenvolvido pelas Unidades Locais para a Imigração e postos de atendimento, de informação, orientação e encaminhamento dos cidadãos imigrantes.

Assim, o Serviço de Interpretação Telefónica visa suprimir as barreiras linguísticas e facilitar a comunicação entre os imigrantes e as instituições que promovem o atendimento a imigrantes e estrangeiros, com a disponibilização de intérpretes dos principais idiomas falados pelas comunidades imigrantes em Cabo Verde: crioulo da Guiné Bissau, wolf, mandarim, francês e inglês. A implementação do serviço conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD, através da Migration Partnership Facility.

Paralelamente, e para acompanhar de perto as principais solicitações dos imigrantes e responder às preocupações relacionadas com a sua permanência e integração, a Linha Verde Imigrante é um serviço telefónico gratuito e confidencial, para informação dos imigrantes a nível nacional, objetivando orientá-los e aconselhá-los e promover um melhor conhecimento dos procedimentos e normas relacionados à sua permanência e integração, bem como e promover o seu acesso aos serviços das instituições nacionais. Esta linha é financiada pelo Governo Francês, através da Organização Internacional para as Migrações.

O evento de lançamento dos referidos serviços foi presidido pelo Senhor Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e contou também com as intervenções de abertura da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Carmem Barros Furtado, da Chefe do Escritório da Organização Internacional para as Migrações, Quelita Gonçalves, e da Adida de Cooperação da Embaixada de França em Cabo Verde, Jihen Gneneka.

Procedeu-se, também, à apresentação dos referidos serviços, nomeadamente dos seus objetivos, estruturação e modo de funcionamento, os quais entram hoje em funcionamento.

Serviço de Interpretação Telefónica

Linha Verde Imigrante