A cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma mistura de elementos culturais europeus e africanos, desde a colonização do arquipélago. Descoberto entre 1460 e 1462 por navegadores portugueses, foi colonizado por povos oriundos de diversos países.
Cabo Verde é um país muito marcado pela emigração, pois desde muito cedo os cabo-verdianos procuraram outras paragens para conseguirem melhores condições de vida.
Os principais destinos dos cabo-verdianos são: os Estados Unidos da América, Portugal, França entre outros, mas acredita-se que estejam presentes em quase toda a parte do mundo, havendo até estudiosos que defendem que existem mais cabo-verdianos a viver na diáspora do que em todo o território nacional.
O povo das ilhas é conhecido pela sua musicalidade, bem expressa por manifestações populares como festivais de música um pouco por todo o país. Há diversos géneros musicais próprios, entre os quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque.
No que toca à culinária, a Cachupa é um dos pratos tradicionais mais conhecidos e emblemáticos, embora existam outros, específicos de cada ilha, dignos do paladar de qualquer cidadão do mundo.
Relativamente à língua, o Crioulo é a língua materna e mais falada no dia-a-dia, existindo variantes fonéticas e ortográficas em cada ilha. A língua oficial é o Português, que é utilizado sobretudo nas escolas, na administração, na comunicação social, etc. O Inglês e o Francês representam línguas estrangeiras em Cabo Verde, não sendo por isso usadas na convivência diária. Contudo, são lecionadas no ensino secundário.
No que se refere à religião, a sociedade cabo-verdiana é maioritariamente católica sendo que de há alguns anos para cá outras denominações cristãs foram introduzidas em Cabo Verde. Destacam-se os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), a Congregação Cristã, a Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová, Igreja Universal do Reino de Deus. Além disso, existem pequenas minorias muçulmanas e da Fé Bahá’í.