A convite da Câmara Municipal de São Miguel, a Alta Autoridade para a Imigração - AAI.IP - participou no passado dia 19 de Janeiro, num encontro alargado com a comunidade imigrada residente no concelho, sob o lema “São Miguel é nhos kasa”.

Para além da Alta Autoridade para a Imigração, participaram no encontro outras entidades que lidam diretamente com a temática da imigração, como a Direção de Estrangeiros e Fronteiras, a Direção Geral da Inclusão Social e o Instituto Nacional de Previdência Social.
A iniciativa, que se enquadra na politica de promoção da inclusão social dos imigrantes a nível local, teve como propósito dar a conhecer aos imigrantes os seus direitos e deveres na sociedade cabo-verdiana, prestar orientações sobre os procedimentos de acesso aos serviços e auscultar as suas principais preocupações e necessidades. De entre os assuntos abordados destacou-se a questão do acesso a autorização de residência, a proteção social do regime não contributivo, a segurança social obrigatória e o ciclo de integração de imigrantes.
A Sra. Presidente da Alta Autoridade para a Imigração fez a apresentação da AAI.IP, dos seus serviços e da sua missão enquanto entidade responsável pela coordenação e articulação institucional, facilitando o acesso dos imigrantes aos diferentes serviços. Destacou, ainda, o trabalho de reforço das capacidades das Câmaras Municipais no desenvolvimento de instrumentos municipais visando a integração das comunidades imigradas a nível local.

A cerimónia de encerramento foi efetuada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, que adiantou que a edilidade irá realizar esse encontro anualmente e institucionalizar o Dia Municipal do imigrante no concelho para estar mais próximo dos imigrantes.

145640211_2954114498156549_454988906234598572_n.jpg