video_escola.JPG

A Alta Autoridade para a Imigração (AAI), em parceria com o Ministério da Educação, através da Direção Nacional da Educação, realizou, de dezembro de 2024 a janeiro de 2025, a terceira edição do concurso escolar, cujo objetivo foi reconhecer trabalhos escolares de criação audiovisual, na categoria vídeos, sobre a imigração, diversidade cultural, respeito pelas diferenças culturais e acolhimento de pessoas oriundas de outros países e continentes, capazes de sensibilizar a sociedade cabo-verdiana enquanto país de acolhimento.

Este terceiro concurso escolar está inserido no âmbito da campanha de sensibilização «A Diversidade Nos Enriquece: Independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos!», que tem como objetivo combater a discriminação e promover o respeito pela diversidade cultural em contexto imigratório, visando contribuir para melhor conhecimento do perfil da imigração e da diversidade cultural, de origens e de religiões ligadas ao fenómeno migratório, de maneira a eliminar estereótipos e mitos associados, bem como destacar e valorizar a contribuição dos cidadãos estrangeiros e imigrantes no processo do desenvolvimento de Cabo Verde, em diferentes setores.

Foram recebidas, no âmbito do concurso, candidaturas de alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, de diferentes estabelecimentos de ensino secundário do país, sendo os três primeiros classificados alunos de estabelecimentos de ensino situados nos concelhos da Praia, Santa Catarina de Santiago e Ribeira Brava, o que levou a que a entrega dos respetivos prémios foi realizada em momentos diferentes. 

Elton Silvestre Silva de Brito, 1º classificado e aluno do 11º ano da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, de São Nicolau, recebeu o prémio atribuído no dia 19 de março, na presença dos seus colegas, numa cerimónia que contou com a presença do Delegado de Educação local, Dr. Amílcar Ramos, e da Diretora da referida escola, Dra. Fernanda Gomes.

O 2º classificado, Erinilson de Jesus Lopes Mendes, é aluno de 11º ano da Escola Secundária Amílcar Cabral, de Santa Catarina. A entrega do prémio decorreu no dia 25 de fevereiro, numa atividade em que a Presidente da AAI, I.P., Dra. Carmem Barros Furtado, e o Subdiretor Administrativo e Financeiro da referida escola, Dr. José Sanguevi, marcaram presença.

Ao 3º classificado, Anilton Filipe Lopes de Pina, aluno do 12º ano da Escola Secundária Abílio Duarte, o prémio foi entregue pela Presidente da AAI, I.P., Dra. Carmem Barros Furtado, e Diretora da referida Escola, Dra. Angela Vaz.

Para além dos prémios atribuídos, e do certificado de participação entregue aos alunos vencedores, as escolas foram também agraciadas com um diploma reconhecimento, dado o seu envolvimento na divulgação do concurso e da mobilização e motivação dos alunos com vista à sua participação.

A realização do IIIº Concurso Escolar – Categoria vídeos é uma das atividades do Projeto Coop4Int, que tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.