Formação_sobre_a_Elaboração_de_Projetos_e_Mobilização_de_Parcerias_2.jpg

 Formação_sobre_a_Elaboração_de_Projetos_e_Mobilização_de_Parcerias_3.jpg

A Alta Autoridade para a Imigração realizou uma formação sobre a Elaboração de Projetos e Mobilização de Parcerias, durante os dias 13 e 14 de março, na Sala de Empreendedorismo no Parque 5 de Julho, na Praia, objetivando o reforço da cidadania ativa dos imigrantes, através do reforço do movimento associativo, bem assim a facilitação do acesso ao financiamento das organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de projetos de inclusão social de imigrantes.

A iniciativa, dirigida a líderes associativos e representantes de organizações da sociedade civil, teve também transmissão online para participantes de outros concelhos e ilhas e pretendeu capacitar sobre formas de elaboração de projetos e mobilização de parcerias institucionais, para a promoção de integração dos imigrantes residentes em Cabo Verde.

No primeiro dia, a dinamização da sessão esteve a cargo do Dr. Elton Gonçalves, que apresentou Metodologias de elaboração de projetos, e do Dr. Mamudo Barri, que se debruçou sobre a temática do Associativismo e participação cívica de imigrantes, ambos em representação da AAI, I.P.

O segundo dia iniciou com uma apresentação feita pelo Dr. Mauro Fortes, da AAI, I.P., sobre o manuseamento e a inscrição no Plataforma de Suporte à Gestão de Projetos de Integração de Imigrantes – PAMI. Esta ferramenta de registo online, lançada em fevereiro pela AAI, visa facilitar o contacto, a comunicação e a submissão de pedidos de apoio, parcerias e financiamentos para realização de atividades, iniciativas e projetos de integração de imigrantes, contribuindo para uma melhor monitorização e gestão dos mesmos e destina-se às associações de imigrantes, grupos representativos de imigrantes, ONG e outras entidades que desenvolvem projetos no domínio da imigração.

Num segundo momento, procedeu-se à apresentação de fundos existentes e disponíveis no Ministério de Cultura e Indústrias Criativas, pela Dra. Zenaida Varela, tendo sido seguida pela Dra. Sara Brigham, em representação da Organização Internacional para as Migrações.  

Esta ação de formação é realizada na sequência do lançamento da Plataforma PAMI, e enquadra-se no Projeto Coop4int, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD, através da Migration Partnership Facility.