POST_VENCEDORES_11zon.png

A Alta Autoridade para a Imigração (AAI), em parceria com o Ministério da Educação, através da Direção Nacional da Educação, realizou, de dezembro de 2024 a janeiro de 2025, a terceira edição do concurso escolar, o qual objetivou reconhecer trabalhos escolares de criação audiovisual, na categoria vídeos, sobre a imigração, diversidade cultural, respeito pelas diferenças culturais e acolhimento de pessoas oriundas de outros países e continentes, capazes de sensibilizar a sociedade cabo-verdiana enquanto país de acolhimento.

Esta terceira edição, tal como as outras duas anteriores, está inserida no âmbito da campanha de sensibilização «A Diversidade Nos Enriquece: Independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos!», que tem como objetivo combater a discriminação e promover o respeito pela diversidade cultural em contexto imigratório, visando contribuir para melhor conhecimento do perfil da imigração e da diversidade cultural, de origens e de religiões ligadas ao fenómeno migratório, de maneira a eliminar estereótipos e mitos associados, bem como destacar e valorizar a contribuição dos cidadãos estrangeiros e imigrantes no processo do desenvolvimento de Cabo Verde, em diferentes setores.

A realização das três edições do concurso escolar permitiu levar a temática da imigração e da diversidade cultural a todos os níveis do ensino primário e secundário (do 1º ao 12º ano de escolaridade), possibilitando aos alunos conhecer e refletir um pouco mais sobre pessoas que vivem fora dos seus países de origem e a forma como contribuem no desenvolvimento de Cabo Verde e do mundo.

No quadro desta terceira edição, a Alta Autoridade para a Imigração recebeu candidaturas de alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, de diferentes estabelecimentos de ensino secundário do país, dos concelhos da Praia, Santa Catarina de Santiago e Ribeira Brava.

 Os 3 primeiros classificados foram:

1º Classificado – Elton Silvestre Silva de Brito, aluno do 11º ano da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, Ribeira Brava, ilha de São Nicolau (ver aqui).

2º Classificado – Erinilson de Jesus Lopes Mendes, aluno de 11º ano da Escola Secundária Amílcar Cabral, Santa Catarina, ilha de Santiago (ver aqui).

3º Classificado – Anilton Felipe Lopes de Pina, aluno do 12º ano da Escola Secundária Abílio Duarte, Praia, ilha de Santiago (ver aqui).

O IIIº Concurso Escolar enquadra-se no âmbito do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.