formação_-_ST_2.jpg

formação_-_ST.jpg

No dia 7 de fevereiro, decorreu em Santa Catarina a cerimónia de entrega dos certificados às formandas do curso de iniciação profissional de Cabeleireira e Estética, iniciativa implementada pela Alta Autoridade para a Imigração, em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional local.

O curso de iniciação profissional, que teve uma carga horária de 290 horas, foi realizado no período de janeiro a agosto de 2024 e visou a capacitação de 18 mulheres imigrantes residentes no concelho. A realização desta ação vai ao encontro dos objetivos previstos pela AAI no que toca a facilitar o acesso dos imigrantes à formação, qualificação e certificação profissional, de forma a promover o empoderamento socioeconómico para o autoemprego ou empregabilidade, e assim potenciar o seu processo de integração social em Cabo Verde.

O ato de abertura da cerimónia de entrega dos certificados contou com a presença da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Dra. Carmem Barros, que destacou o papel das parcerias locais na concretização desta ação de formação, nomeadamente através do Centro de Emprego e da Câmara Municipal, bem como o empenho e a determinação das formandas no percurso formativo ora concluído.  O Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Catarina, Dr. Arlindo Mendes, congratulou a parceria existente entre o IEFP e a AAI (materializado através de um protocolo de cooperação estabelecido entre as duas entidades) e afirmou a disponibilidade e abertura da instituição para continuar a colaboração, tendo ainda motivado as formandas a pôr em prática os conhecimentos adquiridos. A cerimónia contou, também, com a presença do Vereador da Juventude, Emprego e Formação Profissional da Câmara Municipal de Santa Catarina, Dr. Carlos Pereira, que proferiu palavras de estímulo às formandas que concluíram o curso.

Em representação do grupo, umas das formandas endereçou uma mensagem de agradecimento pela oportunidade concedida, expressando a sua satisfação pela conclusão do curso, que será uma mais valia no seu percurso profissional.

A realização desta formação integra o Projeto Coop4Int, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.