Atelier_sobre_Migrações_Género_e_Interseccionalidade_capa.jpg

Atelier_sobre_Migrações_Género_e_Interseccionalidade.jpg

Foi promovido pela Alta Autoridade para a Imigração, em parceria com o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) um Atelier sobre Migrações, Género e Interseccionalidade, que decorreu no passado dia 15 de maio.

O evento, que constitui uma da atividade sobre género enquadrada no âmbito da vista da delegação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) a Cabo Verde, foi destinado à comunidade imigrante, às instituições públicas, entidades da sociedade civil e agências internacionais com papel relevante no processo de chegada, permanência e integração de imigrantes em Cabo Verde, bem como às que trabalham direta ou indiretamente com questões de género e/ou migrações.

O atelier visou proporcionar um momento de diálogo e troca de experiências entre Portugal e Cabo Verde no tocante à questão das migrações, enquanto um país de acolhimento e com base numa perspetiva de género. Outro objetivo que esteve na base da realização do atelier foi o de compreender o conceito de interseccionalidade, a sua relevância no contexto migratório e perceber a questão de género enquanto um fator que a compõe e como ela tem vindo a afetar o processo de integração das mulheres migrantes nos países anfitriões.

As palavras introdutórias do evento foram proferidas pela presidente da AAI e pela representante do CIGEF. A dinamização foi assegurada pela Vera Fonseca (responsável pelas questões de género e interseccionalidade da AIMA), que dialogou sobre a experiência de Portugal em matéria de migrações, género e interseccionalidade.

A RAMAO se fez presente, na pessoa da sua representante Elisa Nascimento, que apresentou a experiência da associação em matéria de género, expondo algumas ações já realizadas, com foco nas direcionadas à população imigrante em Cabo Verde.

Esta ação, enquadrada no projeto Coop4Int, conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), através da Migration Partnership Facility