De 23 de abril a 3 de maio, aconteceu o IIº Concurso Escolar – Desenhos Infantis enquadrado na Campanha de sensibilização A Diversidade nos Enriquece: independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos”, realizado pela Alta Autoridade para a Imigração (AAI), em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde, através da Direção Nacional de Educação, visando premiar três desenhos infantis relacionados com o tema da Imigração, Diversidade Cultural, respeito pelas diferenças culturais e acolhimento de pessoas oriundas de outros países e continentes.
Esta iniciativa teve como intuito contribuir para a sensibilização da sociedade cabo-verdiana e a comunidade educativa para a importância da diversidade cultural, inclusão de estrangeiros e imigrantes, além de ajudar a prevenir práticas discriminatórias, comportamentos e atitudes negativos face aos imigrantes, ajudando a melhorar o conhecimento sobre a imigração logo apoiando na integração.
Foram recebidas 72 candidaturas de alunos do 1º ao 6º ano, de várias escolas e de diferentes concelhos do país, que revelaram criatividade, originalidade e sensibilidade para as questões de diversidade cultural.
Os 3 primeiros classificados foram:
- 1º classificado – Alessandra Maria Eccle James, aluna do 3º ano do Colégio Letrinhas, da ilha do Sal (ver aqui);
- 2º classificado – Diego Lopes, aluno do 2º ano do Colégio Letrinhas, da ilha do Sal (ver aqui);
- 3º classificado – Alberto Rodrigues, aluno do 3º ano do Colégio Letrinhas, da ilha do Sal (ver aqui).
Para além dos 3 primeiros classificados, foram atribuídas menções honrosas para trabalhos que não estando entre os três primeiros lugares, mereceram destaque pela qualidade e criatividade.
O IIº Concurso Escolar – Desenhos Infantis enquadra-se no âmbito do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, [1]implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O projeto Coop4Int tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.
[1] Coop4Int - Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde