Encontra-se na ilha de São Vicente uma delegação da Alta Autoridade para a Imigração - AAI, I.P., que de 11 a 14 de julho irá realizar um conjunto de encontros institucionais e com a comunidade imigrante residente no concelho, bem como atendimentos relacionados com a sua permanência e integração, e diferentes atividades, nomeadamente de informação, sensibilização e/ou capacitação nas áreas do empreendedorismo, mutilação genital feminina ou associativismo.
A primeira atividade efetuada no âmbito desta missão foi a entrega dos prémios às vencedoras do concurso escolar promovido em maio último, tendo em conta que no lugar de primeiro classificado ficaram 4 alunas do 10º ano da Escola Secundária José Augusto Pinto, de Mindelo. Para além dos prémios atribuídos, e do certificado de participação entregue às alunas, a escola foi também agraciada com um diploma reconhecimento, dado o seu envolvimento na divulgação do concurso e da mobilização e motivação dos alunos com vista à sua participação.
Na ocasião, a Diretora da Escola, a Sra. Dirce da Luz destacou a sua satisfação não apenas pela classificação obtida pelas alunas premiadas, como pelo interesse que o concurso despoletou no seio da comunidade educativa, levando alunos e professores a refletirem e debaterem sobre a diversidade cultural em contexto migratório.
A professora Maria Rosa Monteiro, responsável pela divulgação do concurso junto a diferentes turmas e pela orientação na elaboração dos trabalhos e triagem interna, expressou igualmente a sua satisfação pela adesão dos alunos, assim como pela reflexão suscitada pelo tema do concurso escolar, aliada à possibilidade de serem explorados géneros literários que se encontravam na altura a serem lecionados na disciplina de português.
A Presidente da AAI, Carmem Barros, frisou, por sua vez, a importância do concurso escolar no trabalho de prevenção e combate à discriminação. Realizado em parceira com o Ministério da Educação, o concurso contou com 33 participações (individuais ou em grupo), tendo o trabalho vencedor, de acordo com a Presidente da AAI, se destacado pela qualidade do texto produzido, mas também pela criatividade e humanidade reveladas na abordagem da diversidade cultural e do acolhimento e integração de imigrantes, esperando que essa visão possa continuar a ser disseminada.
O concurso escolar, enquadrado na campanha de sensibilização “A Diversidade Nos Enriquece: Independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos», é uma das atividades do Projeto Coop4Int, que tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.